"Toda a Paz do Universo"
SITE OFICIAL DE SÃO PEDRO DA SERRA DESDE 2002

CAMINHADAS

São muitos os circuitos de caminhadas que podem ser percorridos em São Pedro da Serra, aproveitando a natureza e respirando ar puro.

As caminhadas mais simples podem ser realizadas sem guias. É só seguir os mapas que apresentamos aqui.
Aconselhamos a utilização de Guias Especializados para as caminhadas mais difícies ou complexas.

1 - A primeira sugestão de caminhada é a mais leve. O trajeto situa-se dentro da própria cidade.

É só seguir a Rua João Mafort. Ela começa na Rua Rodrigues Alves junto à Pousada da Serra.

É só seguir sempre à direita até o final.

Nesse ponto você estará na base da Pedra dos Mafforts (1.300 m de altura) e terá uma linda vista da Bocaina dos Mafforts.

São cerca de 1.500 metros em um sentido e outros 1.500 metros no retorno. Dá um total de cerca de três km.

2 - A segunda sugestão de caminhada, menos leve do que a primeira, é feita partindo-se da Praça Blaudt (Praça do Estrela). O caminhante deve subir em direção ao Alto da Tapera. São três km de caminhada em subida.

No alto se chegará a uma bifurcação. Á esquerda se vai para Vargem Alta e à direita se vai para Santo Antônio. Este ponto é divisa de Nova Friburgo com o Município de Bom Jardim.

Ao longo da caminhada são presenciadas lindas vistas de São Pedro da Serra.
No total, são cerca de seis quilômetros de passeio.

3 - A terceira sugestão de caminhada, mais leve, é também feita dentro da própria cidade.

O caminhante deve sair da praça João Heringer (Praça do Coreto) em direção à Lumiar e entrar na primeira estrada à direita, que é a Estrada Manuel Knupp.

No final dela encontrará a estrada da Bocaina e dobrando à direita chegará à Praça Blaudt (Praça do Estrela).

Daí é só descer a Rua Rodrigues Alves e voltar ao ponto de partida.

4 - O quarto trajeto sai da Praça João Heringer, pela Rua Francisco Eller, em direção a Boa Esperança de Cima.

Em determinado ponto da caminhada pode-se pegar um atalho à direita, que sai perto de Boa Esperança de Baixo.

São quatro km até Boa Esperança de Cima. Lá pode-se visitar as Cachoeiras de Indiana Jones e de São José e o Poço Belo.

Depois, são quatro km até a estrada de Lumiar e mais quatro km até São Pedro da Serra.

É uma caminhada mais pesada. No total são 12 km que podem ser reduzidos para 8, se o retorno de Lumiar se fizer por ônibus.

5 - O quinto trajeto inicia-se na Praça João Heringer em direção à Bocaina.

Passando o Campo do Bocaina Futebol Clube segue-se mais 2,5 km até a subida para a Sibéria, à esquerda.

Quando terminar o primeiro lance de subida forte entrar a esquerda, atravessar o riacho e seguir em frente em direção à Benfica.

Nesse ponto a trilha a ser tomada é bem visível na encosta à esquerda. No final da trilha chega-se a uma estrada.

Daí é só descer, passando pelo vilarejo e depois pela Pedra da Benfica. Daí o caminhante desce (sempre à esquerda) até a estrada Lumiar-São Pedro da Serra e, dobrando à esquerda, volta à Praça João Heringer.

6 - A sexta caminhada que sugerimos pede um preparo físico médio, já que não exige muito esforço.

Aconselhamos a pegar um ônibus em direção a Nova Friburgo. Peça ao motorista para deixá-lo no ponto na entrada de Galdinópolis.

Daí é só pegar uma estradinha logo após o ponto de ônibus (à direita) e seguí-la.

Depois de quatro km chega-se ao largo da Sibéria onde existe uma porteira de uma propriedade particular.

Desça pela estrada da direita e após dois km estará na estrada da Bocaina.

Daí é seguir para a direita e depois de quatro km você estará chegando a São Pedro da Serra. No total são 10 km de caminhada que vale a pena. A região é muito linda.

Copyright© 2002-2016 Carlos Paiva. Todos os direitos reservados.